quarta-feira, 13 de maio de 2009

Os anos 80 em discussão

A ideia desse Blog surgiu durante um encontro de amigos. Lá pelas tantas - e tantas cervejas - começou uma discussão sobre música. Um jovem de 25 anos que estava entre nós disse: nunca mais haverá um período tão rico, musicalmente falando, quanto a década de 1980. Com essa idade, convenhamos, ele não acompanhou muita coisa em tempo real. Um outro amigo, esse já na casa dos 30, concorda com a observação anterior. Porém, um terceiro colega, também na casa dos 30, disse que isso é muito relativo, pois cada geração falará a mesma coisa em relação a época por ela vivida. Depois desse sob som, o barraco estava armado. Todo mundo saiu falando, foi uma confusão. Óbvio, estávamos entre amigos, portanto, estamos falando de uma discussão saudável e totalmente pacífica...rs.

Acredito, sinceramente, que as duas observações estão corretas. Afinal, quem nunca ouviu o pai ou a mãe falando com saudades dos sucessos (musicais) da juventude deles? Isso nem tem o que discutir. Mas falando especificamente dos anos 80, o buraco é mais embaixo. Tudo bem, eu vivi os anos 80, eu estava lá, portanto, corro risco de estar defendendo a minha geração. É, pode ser. Mas na discussão em questão eu acho que vamos muito além disso. Enfim, o papo é longo. Mesmo porque, a década de 80 está mais viva do que nunca. A cada dia temos um CD / DVD de artistas da época sendo relançados ou artistas / bandas tentando resgatar suas carreiras, enfim. Seja como for, é muito difícil passar batido pelos anos 80.

O tal encontro aconteceu há mais um mês e eu até hoje não parei de pensar no assunto. Ai então pintou a ideia de criar um Blog para discutir o cenário musical dos anos 80. Sei que será difícil nos mantermos focados na música, então vamos falar de arte & cultura em geral.

A idéia aqui é levantar a discussão: o que os anos 80 representam para você? Vamos trocar figurinhas sobre as bandas, os shows, os discos lançados na época. Enfim, vamos resgatar toda uma geração. Vamos relembrar momentos importantes das nossas vidas. Acho que vai ser muito bom.

AH! outro ponto importante. Foi nos anos 80 que aconteceu um dos maiores festivais de rock de todos os tempos, o Rock in Rio. O que foi aquele festival, meu Deus! Até hoje não consegui me perdoar por ter apenas 14 anos na época e ter sido impedida pelos meus pais de ir para a cidade do Rock.

Toquei no assunto, pois um amigo me disse que ouviu um zum zum de que haverá uma nova edição do Rock in Rio em 2010. Se isso se confirmar, temos que promover uma campanha para que os organizadores tragam nomes que realmente mereçam fazer parte de um festival de Rock. A maioria das bandas que vieram em 85 ainda estão na ativa. Para mim, eles poderiam repetir os nomes do metal de 85 e acrescentar bandas como Metallica e Kiss que não viram na primeira vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário