sábado, 6 de março de 2010

HEROES - DAVID BOWIE

Ao contrario do que aprendi a vida toda, coisas boas podem sim se tornar uma freqüente em nossas vidas. Digo isso, pois não estava com grandes expectativas em relação a este fim de semana. Isso porque, com a mente viciada em “felicidade limitada” achei que “ele” deveria ser mediano diante da perfeição do anterior. B O B A G E M!

Nosso fim de semana começou muito bem. Nesta sexta, dia 05/03, foi a vez de Debbys, Sheiloca, Crau, Marcelo e eu. Um time e tanto! Diferente do que sempre fazemos, desta vez o destino foi a AUGUSTA e o som DAVID BOWIE. Bom também! Na verdade para mim é bom tudo que se relaciona a musica ao vivo e rock de boa qualidade, sou a materialização da “Maria guitarra” (é só uma brincadeira com as “marias chuteiras”).

Engraçado eu me enfiar numa balada cujo som será “cover” de alguém. Acho isso complicado. Para encarar uma noite toda ouvindo o som de uma única banda vc tem que gostar muuuuito, o que não é o meu caso com o “camaleão”. Gosto de Bowie. Logico. Ele começou a chamar a minha atenção na década de 80, quando descobri que ele era o grande ídolo dos jovens alemães, principalmente da galera de Christiane F. Alguém se lembra dela? Uma garota que chamou muito a atenção dos adolescentes da década de 1980e apavorou os pais daquela geração.

Nascida em maio de 1962, Christiane Vera Felscherinow mais conhecida como Christiane F, ganhou notoriedade depois do lançamento do livro Eu, Christiane F., 13 Anos, Drogada e Prostituída, em 1978. Com o sucesso do livro e com a comoção da opinião pública pelo drama vivido pela jovem, em 1981, o diretor Ulrich Edel resolveu levar a história de Christiane e dos jovens da Estação Berlin Zoologischer Garten de Berlim para as telonas.

Eu, Christiane F., 13 Anos, Drogada e Prostituída, é um livro forte que relata o drama de jovens e seus familiares que lutam contra a dependência de heroína. Vários amigos da personagem principal morreram vitimas de overdose. Cada um deles tinha em media 15 anos.

O que o Bowie tem a ver com isso? Ele faz uma ponta no filme como o próprio astro do rock David Bowie. Ele está lá porque foi depois de um show dele em Berlin que Christiane F experimenta heroína pela primeira vez. O filme é bom, mas como na maioria das vezes o livro é muuuuito melhor!

Christiane sobreviveu, mas ainda luta contra o vicio. Em dezembro de 2005, o serviço público de saúde alemão registrou duas internações dela, o que a levou novamente para as manchetes do mundo todo.

É preciso deixar claro que uma coisa nada tem a ver com a outra (show do Bowie com o consumo de heroína), caso contrario nunca vamos nos livrar da idéia de que o rock induz o consumo de drogas. Independente do gosto musical, as pessoas usam drogas porque querem. E só por isso!

Mas voltando a nossa baladita. Eu já tinha ouvido falar da Banda Heroes, mas até ontem não tinha idéia do que realmente era. Sensacional! Com som e “imagem” de primeira, eles souberam escolher o set list de forma que até os menos entendidos de Bowie, como eu, possam curtir a noite. No meu caso, eu conhecia a maioria das canções. Lógico que não tinha como comentar cada uma delas, como fazia o nosso queridíssimo Marcelo, pois estou longe de ser uma sumidade no assunto. Mas sabe de uma coisa? Descobri que gosto de Bowie mais do que pensava. Verdade! Nem eu sabia que conhecia tanto dele.

O show começou bem tarde, acho que umas 2 horas. Mas antes disso o DJ levantou a galera com sucessos da década de 80. Desculpa, mas não tem jeito, é sempre “ela”. O cara mandou bem. Foi de Madonna, com a sua “like a prayer” a Inútil, do Ultraje a Rigor. Sem contar Cindy Lauper, Lobão; RPM, Erasure, New Order e tantas outras maravilhas. Foi demais. Com baldeiros das mais diferentes idades, todo mundo cantava e dançava ao som dos anos 80. Maravilhoso! Para mim então, nem se fala... A D O R O O O O !

Heroes vale muito a pena! Como diz Roger Rocha Moreira, vocalista do grupo Ultraje a Rigor: eu rrrrrecomendo...rs

A única frustração é que mais uma vez, nada de THIS IS NOT AMERICA. Queria saber qual o problema com essa musica que eu tanto amo? Digo isso porque tanto ontem com Heroes, como no Parque Antártica com o próprio David Bowie, em 1990 (se não estiver louca), voltei para casa sem ouvir uma das canções mais lindas do “camaleão”...rs.

Já que ninguém toca, eu mesma resolvo o problema. Vou de THIS IS NOT AMERICA para encerrar este post.